É luta! Bancários fazem um dia de greve contra a reestruturação do Banco do Brasil

Funcionários do Banco do Brasil  realizaram nesta sexta-feira (29), em Criciúma um dia de paralisação contra o pacote de reestruturação e o desmonte do banco público anunciada pela direção do Banco.  Duas agências do centro da cidade foram fechadas. A mobilização com cartazes e faixas aconteceu em diversas cidades do país.  Na base de Criciúma são cerca de 215 funcionários nas agências do Banco do Brasil.

A reestruturação prevê a demissão de cinco mil funcionários, fechamento de 300 agências, postos de atendimento e escritórios, perda de funções como a redução da função de caixas entre outros prejuízos.  “Assim como os funcionários toda a população, clientes e usuários será prejudicada com este desmonte com a precariedade no atendimento e sobrecarga  dos poucos trabalhadores”, explica a presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, Dirceia de Mello Locatelli.

“ Serão demitidos cinco mil funcionários e não serão repostos. Muitos estão com medo pois serão transferidos sem saber para onde vão. Nossa preocupação vai além, pois sabemos que esta ação arbitrária é para vender, privatizar o banco público, o primeiro banco do país com mais de 217 anos de serviços prestados para o povo brasileiro”, avalia Dirceia.