Fetrafi-SC realiza plenária para debater propostas para o Saúde Caixa e as negociações em andamento

A Fetrafi-SC realiza nesta quarta-feira (13), às 19h, via aplicativo Zoom, uma plenária estadual para debater as propostas do movimento sindical para o Saúde Caixa, além de apresentar o histórico de negociações com o banco e fazer uma avaliação geral sobre a questão. Também será apresentado o andamento das discussões sobre o tema Condições de Trabalho.

O representante da Comissão Executiva de Empregados da Caixa (CEE/CAIXA) pela Fetrafi-SC, Edson Heemann, ressalta que é fundamental a participação de todos na plenária desta quarta-feira, dia 13. “A conjuntura política está em um momento desfavorável aos trabalhadores, mas a luta, a unidade e a resistência irão impedir que a direção do banco torne o pagamento do plano inviável para a maioria dos empregados da Caixa”, diz ele.

Heemann reforça que é preciso o envolvimento de ativos, aposentados e pensionistas para defender o direito dos empregados à saúde, com um um plano de qualidade, sustentável e financeiramente viável para todos.

Modelo de custeio

 

As entidades que representam os trabalhadores da Caixa defendem, entre outras medidas, a necessidade de manutenção do modelo de custeio 70/30 (70% dos custos arcados pelo banco e 30% pelos empregados) e as premissas do Saúde Caixa: a solidariedade, o mutualismo e o pacto intergeracional – princípios fundamentais para manter o plano viável e justo para todos.

Já a Caixa, segundo publicação sobre o plano de Saúde, defende a individualização da mensalidade e a cobrança por faixa etária, como previa a derrotada Resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR 23), o que certamente tornaria o custo do plano inviável para muitos em pouco espaço de tempo.

Acompanhe os canais de comunicação da Fetrafi-SC e saiba mais sobre os desdobramentos a respeito do Saúde Caixa.

A Plenária desta quarta-feira (13) será realizada pelo aplicativo Zoom.

Para acessar o evento, clique aqui