Páscoa é momento de renascer e fazermos uma sociedade melhor para todos

A celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo pode ser mais que uma celebração religiosa.

Ela deve promover uma reflexão sobre a mensagem de Cristo e do seu amor ao próximo:“ Eu vim para que todos tenham vida”. Em tempos de disseminação do ódio, de falta de respeito ao outro, de desgovernos, pessoas sem trabalho e com fome, é o momento de pensarmos sobre nossas ações e o que podemos fazer para vivenciarmos o verdadeiro renascimento cristão.

Agora teremos a oportunidade de escolhermos os nossos representantes, aqueles que realmente lutam pelos menos favorecidos, por nós trabalhadores; como uma verdadeira Páscoa com novos começos e condição de vida melhor.

SIGNIFICADO DA PÁSCOA – De acordo com o calendário cristão, a Páscoa consiste no encerramento da chamada Semana Santa. As comemorações referentes à Páscoa começam na “Sexta Feira Santa”, onde é celebrada a crucificação de Jesus, terminando no “Domingo de Páscoa”, que celebra a sua ressurreição e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.

O dia da Páscoa foi estabelecido por decreto do Primeiro Concílio de Niceia (ano de 325 d.C), devendo ser celebrado sempre ao domingo após a primeira lua cheia do equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).

Símbolos da Páscoa – A Páscoa é recheada de símbolos representativos, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.

O coelho da Páscoa, por exemplo, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.

O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. A partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa. Fonte:Significados.com.br