Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

Bancários definirão reivindicações específicas por bancos

07/06/18

Bancários definirão reivindicações específicas por bancos

Os bancários dos cinco maiores bancos do país (Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander) e do Banco Mercantil do Brasil realizam nestas quinta e sexta-feiras (7 e 8 de junho), em São Paulo, seus encontros nacionais. O principal objetivo é definir as demandas dos trabalhadores de cada uma dessas empresas e elaborar as minutas de reivindicações específicas. A pauta geral da categoria será definida na 20ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada nos dias 8, 9 e 10, também em São Paulo.

Para Neiva Ribeiro, secretária-geral do Sindicato e funcionária do Bradesco, “os encontros de banco são importantes para atualizar as pautas específicas de cada instituição em todo Brasil, e discutir as estratégias de mobilização para a campanha nacional que se inicia e vai requerer de todos nós muita resistência e luta”.

“Existem demandas gerais, que serão definidas na Conferência Nacional da categoria [que inicia na noite de sexta e se encerra no domingo 10] e são negociadas pelo Comando Nacional dos Bancários com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), mas outras são específicas por bancos. São questões que existem em alguns bancos e em outros não. Estes casos são negociados pelas COEs (Comissões de Organização dos Empregados) de cada um dos bancos com as direções das respectivas instituições. Estas questões são levantadas nestes encontros nacionais”, explicou o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Gustavo Tabatinga Jr.

 

Texto/imagem: Contraf-CUT