Conferência estadual aponta demandas dos trabalhadores do ramo financeiro

A  22ª Conferência estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina  dia 04 de julho. O evento foi promovido pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina (Fetrafi/SC), juntamente com os sindicatos filiados.  O tema principal da programação foi o debate em torno da Campanha Nacional 2020 da categoria. Para a presidente do Sindicato, Dirceia de Mello Locatelli o evento teve uma participação efetiva da categoria com um bom debate: “Estamos nos adaptando a uma nova realidade de reuniões, conferências online buscando manter o engajamento dos bancários em nível estadual e nacional. Este é um ano que começou desafiador em vários aspectos e vamos buscar negociações, como já estamos fazendo em relação a Pandemia, para manter os protocolos de segurança a saúde dos bancários e, a manutenção dos direitos e ampliação de conquistas na negociação da Campanha Nacional”, destacou a presidente.

O evento foi realizado de forma on-line e contou com a presença do economista Paulo Nogueira Batista Jr, que já atuou como diretor executivo pelo Brasil e outros países no FMI entre 2007 e 2015.

Paulo Nogueira fez uma avaliação das políticas implementadas pelo governo Bolsonaro e seus reflexos internacionais. Na avaliação do economista, as medidas econômicas que vêm sendo tomadas pelo ministro Paulo Guedes têm apresentado resultados pífios, o que tende a aprofundar a crise econômica e resultar numa recessão profunda. Outro ponto evidenciado por Nogueira, é a imagem internacional do Brasil. Para ele, o País está, atualmente, no ponto mais baixo de sua imagem.

 

Pautas estratégicas

 

Durante os debates realizados ao longo da Conferência, foram apontadas as pautas políticas que deverão estar presentes no decorrer da Campanha Nacional 2020 dos bancários:

– Em defesa da democracia; dos direitos dos trabalhadores; das organizações e do movimento sindical; e dos Bancos Públicos.

– Denunciar permanentemente os prejuízos do governo Bolsonaro para os trabalhadores e para a maioria da sociedade;

– Revisão da autorização para privatização da água e saneamento;

– Combate ao fechamento de agências bancárias e contra as demissões no setor;

– Crédito com juros baixos aos pequenos e médios empreendedores e trabalhadores em geral a fim de impulsionar desenvolvimento econômico;

– Cobrar a responsabilidade social dos bancos;

– Abrir o debate com bancários sobre a importância de eleger parlamentares comprometidos com a pauta dos trabalhadores: democracia, soberania nacional e direitos.

 

Delegados –  Na base de Criciúma, a bancária Jociane Vieira dos Santos e o diretor do Sindicato Laercio Silva participam do Congresso da Caixa (Conecef), a presidente do Sindicato, Dirceia de Mello Locatelli participa do Congresso do Banco do Brasil. Os dois Congressos acontecem dia 11 de julho. No dia 18 de julho, Laercio e Dirceia da Conferência Nacional dos Bancários. Todos os eventos são realizados de forma virtual.

 

Com informações da Assessoria da Fetrafi-SC.