Retrospectiva 2023 – 25ª Conferência Estadual dos Bancários acontece neste fim de semana em Criciúma

Bancários de todas regiões de Santa Catarina irão participar da 25ª Conferência Estadual dos Bancários nos dias 30 e 01 e 02 de julho, no Novotel em Criciúma. O evento deve reunir cerca de 100 trabalhadores e é organizado pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina (Fetrafi-CUT) com apoio do Sindicato dos Bancários de Criciúma e região.

Na programação, debates sobre os “Os impactos das novas tecnologias no Mundo do Trabalho e as transformações na Sociedade a partir do desenvolvimento da inteligência artificial (IA)”. O tema será mediado por Rosângela Vieira dos Santos, Técnica do DIEESE e, Paulo Rená da Silva Santarém, Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília e Co-diretor Executivo do Aqualtune Lab – ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.

Estaremos recebendo na nossa base de Criciúma bancários do estado para abrir as discussões da nossa campanha nacional prevista para iniciar em agosto. Mesmo com a negociação coletiva acordada em 2022 para dois anos no percentual econômico, iremos debater outras demandas da categoria bancária por Banco e, escolher os delegados para a Conferência Nacional entre outros assuntos. Um dos temas essenciais das mesas é o impacto das tecnologias no nosso cotidiano e nas atividades dos bancários nos seus locais de trabalho”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Magno Branco Pacheco.

De Criciúma, além do presidente, participam como delegados os quatro diretores liberados do Sindicato: Dircéia de Mello Locatelli, Laércio Silva, Patricio Osório e Valter Amboni e os diretores não liberados: Rosiane Bento da Silva e Andrio Bernadino Inácio do Santander e Júlio Sávi e Flavia de Souza Paz do Itaú Unibanco. Como observadores participam os bancários Denis Rocha Fraga da Caixa Econômica, Luiz Dalpiaz Cidade da Caixa Econômica (aposentado), e Tiago Teixeira Mendonça do Santander

Confira a programação completa:

Dia 30 de junho

17h – Inicio dos trabalhadores de credenciamento

19h- Mesa 2 – Aprovação do Regimento Interno

19h30 Encerramento dos trabalhos do dia

20h- Encerramento parcial dos trabalhos de credenciamento

20h00 Janta

Dia 01 de julho de 2023 – Sábado

08h – Reabertura dos trabalhos de credenciamento

09h00 Mesa 03 – Os impactos das novas tecnologias no Mundo do Trabalho e as transformações na Sociedade a partir do desenvolvimento da inteligência artificial (IA)

Expositores:Rosângela Vieira dos Santos – Técnica do DIEESE.

Paulo Rená da Silva Santarém – Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília. Co-diretor Executivo do Aqualtune Lab, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.

10h- Encerramento dos trabalhos de credenciamento

11h45 Orientações aos Encontros por Bancos

12h – Almoço

14h – Encontro por Bano

16h – Coffe break

17h – Prazo para entrega de propostas e Moções

17h30 -Encerramento dos encontros por Bancos

19h – Janta e confraternização na APCEF Criciúma

23h59 – Encerramento da Confraternização

Dia 02 de julho de 2023 – Domingo

9h – Mesa 04 – Organização dos Comitês populares de luta

Expositor – Vilson João Santin – Coordenador do MST

09h30 Mesa 05 – Apresentação dos Relatórios dos Encontros por Banco

10h30 – Mesa 06 – Deliberações

Aprovação de deliberações para a 25ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias/moções

Homologação da delegação para a 5ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias

11h30 – Encerramento da Conferência

12h – Almoço