Retrospectiva 2023 – 25ª Conferência Estadual dos Bancários acontece neste fim de semana em Criciúma
Bancários de todas regiões de Santa Catarina irão participar da 25ª Conferência Estadual dos Bancários nos dias 30 e 01 e 02 de julho, no Novotel em Criciúma. O evento deve reunir cerca de 100 trabalhadores e é organizado pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina (Fetrafi-CUT) com apoio do Sindicato dos Bancários de Criciúma e região.
Na programação, debates sobre os “Os impactos das novas tecnologias no Mundo do Trabalho e as transformações na Sociedade a partir do desenvolvimento da inteligência artificial (IA)”. O tema será mediado por Rosângela Vieira dos Santos, Técnica do DIEESE e, Paulo Rená da Silva Santarém, Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília e Co-diretor Executivo do Aqualtune Lab – ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.
“ Estaremos recebendo na nossa base de Criciúma bancários do estado para abrir as discussões da nossa campanha nacional prevista para iniciar em agosto. Mesmo com a negociação coletiva acordada em 2022 para dois anos no percentual econômico, iremos debater outras demandas da categoria bancária por Banco e, escolher os delegados para a Conferência Nacional entre outros assuntos. Um dos temas essenciais das mesas é o impacto das tecnologias no nosso cotidiano e nas atividades dos bancários nos seus locais de trabalho”, explica o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Magno Branco Pacheco.
De Criciúma, além do presidente, participam como delegados os quatro diretores liberados do Sindicato: Dircéia de Mello Locatelli, Laércio Silva, Patricio Osório e Valter Amboni e os diretores não liberados: Rosiane Bento da Silva e Andrio Bernadino Inácio do Santander e Júlio Sávi e Flavia de Souza Paz do Itaú Unibanco. Como observadores participam os bancários Denis Rocha Fraga da Caixa Econômica, Luiz Dalpiaz Cidade da Caixa Econômica (aposentado), e Tiago Teixeira Mendonça do Santander
Confira a programação completa:
Dia 30 de junho
17h – Inicio dos trabalhadores de credenciamento
19h- Mesa 2 – Aprovação do Regimento Interno
19h30 Encerramento dos trabalhos do dia
20h- Encerramento parcial dos trabalhos de credenciamento
20h00 Janta
Dia 01 de julho de 2023 – Sábado
08h – Reabertura dos trabalhos de credenciamento
09h00 Mesa 03 – Os impactos das novas tecnologias no Mundo do Trabalho e as transformações na Sociedade a partir do desenvolvimento da inteligência artificial (IA)
Expositores:Rosângela Vieira dos Santos – Técnica do DIEESE.
Paulo Rená da Silva Santarém – Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília. Co-diretor Executivo do Aqualtune Lab, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.
10h- Encerramento dos trabalhos de credenciamento
11h45 Orientações aos Encontros por Bancos
12h – Almoço
14h – Encontro por Bano
16h – Coffe break
17h – Prazo para entrega de propostas e Moções
17h30 -Encerramento dos encontros por Bancos
19h – Janta e confraternização na APCEF Criciúma
23h59 – Encerramento da Confraternização
Dia 02 de julho de 2023 – Domingo
9h – Mesa 04 – Organização dos Comitês populares de luta
Expositor – Vilson João Santin – Coordenador do MST
09h30 Mesa 05 – Apresentação dos Relatórios dos Encontros por Banco
10h30 – Mesa 06 – Deliberações
Aprovação de deliberações para a 25ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias/moções
Homologação da delegação para a 5ª Conferência Nacional dos Bancários e Bancárias
11h30 – Encerramento da Conferência
12h – Almoço