Abertura da 25ª Conferência Estadual da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Santa Catarina

Teve início nesta sexta-feira, dia 30 de junho, em Criciúma, a 25ª Conferência da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Estado de Santa Catarina. A mesa de abertura foi composta por representantes dos sindicatos filiados que, atualmente, abrangem 167 municípios catarinenses. A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, e o coordenador estadual do MST SC, Vilson Santin, também estiveram presentes.

O coordenador da Secretaria Geral da Fetrafi-SC, Marco Aurélio Silvano, fez uma saudação de boas-vindas aos delegados eleitos pelos sindicatos para a Conferência, observadores e convidados. O dirigente destacou a representatividade desta edição da Conferência, a 25ª, fazendo um resgate da luta dos trabalhadores do setor financeiro ao longo de décadas  com um vídeo histórico. Nas imagens, a homenagem a Jacir Zimmer falecido em junho de 2021. O bancário foi presidente da Fetrafi-SC e dirigente do Sindicato dos Bancários de Florianópolis.

 

O presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, anfitrião da atividade saudou os participantes de todas regiões do Estado pela presença no sul.Lembrou a importância deste momento para o debate das pautas específicas de cada Banco para campanha nacional que inicia em agosto. Recepcionando os bancários e bancárias o presidente do Sindicato dos Bancários de Araranguá, Paulo Afonso Floriano enalteceu a contribuição de todos para o evento lembrando a importância da unidade da categoria para a manutenção dos direitos e ampliação de conquistas.

 

A presidente da CUT SC, Ana Júlia Rodrigues encerrou as falas da mesa destacando a esperança dos trabalhadores em uma nova conjuntura politica nacional com a eleição do presidente Lula. Enfatizou a necessidade da organização da CUT e os Sindicatos para a revogação dos projetos da Reforma Trabalhista. Observou que bancários foi uma das categorias que mais perdeu com a Reforma e a precarização das atividades. Citou a fala de Lula sobre a importância fundamental dos Sindicatos fortes para o fortalecimento da democracia.

 

Logo em seguida foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. A programação deste sábado prevê às 9h uma mesa de debate sobre “Os impactos das novas tecnologias no Mundo do Trabalho e as transformações na Sociedade a partir do desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA)”, com os expositores Rosângela Vieira dos Santos, técnica do Dieese, e Paulo Rená da Silva Santarém, doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília, co-diretor executivo do Aqualtune Lab, ONG integrante da Coalizão Direitos na Rede.

 

Com informações da Fetrafi-SC