10 de junho de 1968 – Sindicato festeja 56 anos de fundação

O sindicato dos Bancários de Criciúma e Região completa 56 anos de fundação neste 10 de junho. A sua base abrange 10 municípios e cerca de 800 trabalhadores distribuídos em média de 60 locais de trabalho. Com o lema “Pelos que estão e pelos que virão, lutar sempre”, são muitos os enfrentamentos e fatos que marcam esta história de mobilizações, greves e outras ações em defesa da categoria e da manutenção dos bancos públicos.
Neste dia, lembrarmos de uma história de trabalho e dedicação “e, de como foram essenciais os primeiros bancários que fundaram a nossa entidade e, toda a categoria, principalmente os sócios, que seguem junto nos dias atuais para manter este sindicato forte e combativo”, pontua o presidente do Sindicato, Magno Branco Pacheco.

HISTÓRIA – Criado como Associação, o movimento para a criação da entidade como Sindicato iniciou na década de 80, no final da ditadura militar, quando iniciaram a criação dos primeiros sindicatos. Nesta época, os trabalhadores começaram as organizações de classe com diversos protestos e conquistas. O Sindicato dos Bancários e Financiários de Criciúma e Região foi fundado em 10 de Junho de 1968, com o objetivo de representar os trabalhadores e trabalhadoras dos Bancos. Em 1988 filiou-se a CUT. Em 2002 foi realizada por meio de um processo democrático, mudanças no seu estatuto, passando a representar também as demais categorias do ramo financeiro. A Certidão Sindical emitida pelo Ministério do Trabalho em 22 de Julho de 2003, assim estabelece a representação sindical: Todos os Empregados em Bancos Comerciais e Bancos de Investimentos; em Empresas Financeiras; de Cadernetas de Poupança; de Cooperativas de Crédito; de Factorings e Similares.