8 de Março – Sindicato homenageia as trabalhadoras bancárias

O Sindicato homenageou as trabalhadoras bancárias com uma máscara terapêutica entregando nas agências da base do Sindicato para as sócias da entidade. “ Marcamos a data como um dia de reflexão, mas com um  presente para homenagear as nossas guerreiras bancárias”,  destaca a presidente do Sindicato, Dirceia de Mello Locatelli.

 

O Dia Internacional da Mulher é uma data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975, fruto de diversas lutas das mulheres em todo o mundo. No Brasil, essas lutas resultaram em conquistas importantes, como o direito a cursar a universidade (1879), o direito de votar e ser votada (1932) e a criação das leis Maria da Penha (2006) e do Feminicídio (2015).

Na categoria bancária, a organização das trabalhadoras já garantiu importantes conquistas para as mulheres. Entre elas, a licença maternidade de 180 dias, campanhas contra o assédio sexual no trabalho, a realização do Censo da Diversidade para promover a igualdade de oportunidades e  a criação de canais de atendimento nos bancos para mulheres vítimas de violência.

Além das pautas de superação da violência e da ampliação das liberdades individuais, a defesa da democracia e de uma sociedade mais justa, igualitária e livre de opressões e exploração sempre foram questões centrais na luta das mulheres.