Retrospectiva 2023 – Sindicato paga R$ 519 mil da Ação 15 minutos para bancárias do Banco do Brasil
Um total de R$ 519 mil, da ação dos 15 minutos, está sendo pago a 117 trabalhadoras do Banco do Brasil pelo Sindicato dos Bancários de Criciúma e e região. Os valores das sócias foram depositados no final do mês de junho e, o percentual das bancárias não associadas está sendo pago na sede do Sindicato.
O valor é referente a Ação Coletiva impetrada pelo Sindicato abrangendo o descanso de 15 minutos de intervalo, entre o fim da jornada normal e o início das horas extras. O Banco formalizou uma proposta, antes mesmo do resultado final da Ação do processo, aprovada pelas funcionárias em Assembleia no dia 31 de maio. O benefício recebido pelas bancárias é diferenciado conforme a quantidade e dias efetuados de horas extras de cada uma.
O advogado do Sindicato, Iremar Gava, explica que o processo é do ano de 2015: “O direito estava previsto no artigo 384 da CLT e, foi revogação em 2017 com a Reforma Trabalhista”, disse.
Para o presidente do Sindicato, Magno Branco Pacheco, mais este direito garantido mostra a importância do sindicato e, a sua atuação permanente junto a categoria: “É sempre fundamental lembar que o sindicato precisa dos trabalhadores para se manter forte e valorizado como um instrumento de luta coletiva por reajustes dignos, melhores condições de trabalho e outros benefícios”, destaca Magno