O SindBancários Porto Alegre e Região recebeu na última terça-feira, dia 15 de julho, um abaixo-assinado de autoria de 795 colegas do Banrisul, desses, 667 associados. O documento solicita “que esta entidade sindical realize imediatamente uma assembleia geral extraordinária para colocar em votação a proposta do Banrisul de Reestruturação de Funções Comissionadas da Rede DG(sic)”, justificando a solicitação sob o argumento que “A decisão sobre a aceitação ou não da proposta apresentada pelo Banrisul é dos bancários, os legítimos interessados no assunto” e citando o artigo 79 do Estatuto do sindicato.
A mobilização dos colegas do Banrisul em torno do tema da reestruturação de cargos do banco e da redução de jornada é prova da importância da luta coletiva para a conquista de avanços e vitórias da classe trabalhadora. A sociedade brasileira está mobilizada nesse momento contra os privilégios dos super-ricos, pela isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000,00, pressionando o Congresso Nacional que tenta impor uma agenda contrária ao governo legitimamente eleito e pelo fim da escala 6×1, que explora trabalhadores de todo o país.
O Banrisul não está descolado dessa realidade. No bojo de sua proposta de redução de jornada, assunto extremamente positivo e possível de se tornar uma das maiores conquistas da categoria bancária, a empresa tenta impor retrocessos e retiradas de direitos fundamentais dos banrisulenses. A redação apresentada pelo banco necessita de muitos ajustes, para evitar que os trabalhadores aprovem ilegalidades ou até mesmo ataquem a Constituição. O direito à ação individual e o respeito às decisões judiciais transitadas em julgado precisam ser respeitados, pois um Acordo Coletivo de Trabalho não pode atropelar tais preceitos legais que são fundantes do nosso Estado Democrático de Direito.
A ação dos colegas do Banrisul é muito importante nesse momento. O abaixo-assinado apresentado é demonstração do interesse dos banrisulenses em se mobilizar pelo acordo de redução de jornada. Nesse sentido, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região convoca a todos de sua base que estejam interessados no debate a participarem de uma plenária no dia 23/07 (quarta-feira) às 18 horas na Casa dos Bancários, localizada na rua General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre.
Ainda que as assinaturas presentes no documento apresentado representem aproximadamente 4,8% dos sócios da entidade, o número significativo de colegas envolvidos merece destaque. Segundo o presidente Luciano Fetzner, “devemos louvar a iniciativa dos colegas e convidar a todas e todos para debatermos, sanarmos dúvidas e enriquecermos o debate sobre essa proposta apresentada pelo banco. Temos afirmado aos colegas que não se trata de o sindicato não querer fazer assembleias, mas sim de seguirmos unificados diante da orientação da COE, que reúne todos os mais de 40 sindicatos envolvidos na discussão, e entende que essa proposta está ainda intransitável. E é nesses momentos que temos mais força enquanto sindicato, que é um espaço para todos os bancários e bancárias manifestarem sua opinião”.
Não aceite pressão. Denuncie!
O sindicato recebeu diversos relatos de pressão ou constrangimento de funcionários, por parte de superiores, para assinatura do referido abaixo-assinado. Se você passou por esta situação, denuncie neste link. Este tipo de pressão configura prática de assédio e o SindBancários Porto Alegre está coletando provas para eventuais interpelações. Sua denúncia pode ser identificada ou anônima, o sindicato preservará a identidade de todos. Não aceite coação!
Sérgio Hoff / SindBancários