A 27ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de SC acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Canasvieiras, Florianópolis. A atividade integra o processo organizativo nacional da categoria bancária e tem como objetivo elaborar propostas que serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Bancários, onde serão definidas as prioridades de luta dos bancários e das bancárias para o próximo período. Na Conferência Nacional, será definida a pauta geral nacional de luta da categoria. A Conferência Nacional acontecerá de 22 a 24 de agosto, em São Paulo.
Confira a programação:
15h – Abertura do Credenciamento
18h30 – Abertura Oficial
18h45 – Apresentação da Programação
19h – Aprovação do Regimento Interno
19h15 – Fetrafi-SC 22 Anos
19h45 – Encerramento parcial do Credenciamento
20h – Encerramento
Sábado – 14 de junho
8h – Reabertura do Credenciamento
9h – Abertura
9h15 – Mesa I: Era dos Extremos
O atual momento pode ser caracterizado pela forte polarização política e divisão profunda do debate público. No campo da economia, vivemos um período de extrema desigualdade econômica e social, além dos impactos do avanço das tecnologias no mundo do trabalho e desequilíbrio ambiental.
Na “Era dos Extremos”, de Eric Hobsbawm, as questões fundamentais giram em torno das transformações sociais, políticas e econômicas que marcaram o século XX, especialmente o período de 1914 a 1991: a bipolaridade e a Guerra Fria; o colapso de sistemas institucionais; a crise econômica global; conflitos e tensões políticas e culturais.
Hobsbawm defende a ideia de “continuum” temporal, isto é, que o passado, o presente e o futuro estão relacionados, interagindo reciprocamente, figurando os acontecimentos públicos como formadores de nossas vidas públicas e privadas, razão pela qual o passado é parte de nosso presente, permanente.
Exposição e debate acerca dos Desafios do Mundo Contemporâneo, tendo como referência a obra A Era dos Extremos, de Eric Hobsbawn e, como convidados, os professores e economistas Daniel da Cunda Correa da Silva e Nelson de Chueri Karam.
10h30 – Intervenção Cultural
11h – Debate: Era dos Extremos
12h – Encerramento
14h – Reabertura – Intervenção Cultural
14h30 – Mesa II: Vida em Desequilíbrio
A distopia é tema recorrente no cinema, apresentando uma visão pessimista do futuro e a ideia de que o descontrole do desenvolvimento tecnológico pode levar a dizimação da vida humana. Koyaanisqatsi, documentário dirigido por Godfrey Reggio (1982), apresenta uma reflexão visual sobre o impacto da civilização ocidental sobre a natureza e sobre as relações entre os seres humanos, o tempo e a tecnologia.
De uma maneira geral, Koyaanisqatsi trata das relações turbulentas entre o homem, a máquina e a natureza sob essa perspectiva distópica, sinalizando que, embora o progresso e as ciências sejam importantes para a manutenção da vida, contraditoriamente, podem provocar danos irreversíveis à natureza e à humanidade.
Exposição e debate acerca dos Desafios do Mundo Contemporâneo, tendo como referência a trilogia Qatsi, do diretor Godfrey Reggio e, como convidados, a Coordenadora do Departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e assessora técnica da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), Jacéia Netz, e o assessor técnico da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS) e do Departamento de Saúde do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, André Guerra.
15h30 – Intervalo
16h30 – Debate: Vida em Desequilíbrio
18h – Encerramento
20h – Confraternização
Domingo – 15 de Junho
9h – Abertura da Plenária de Encerramento
9h15 – Aprovação de Propostas
11h – Aprovação de Moções
11h30 – Delegações Fetrafi-SC
12h – Encerramento