Afastamento pelo INSS

Quando ocorre o afastamento pelo INSS ?

Se você teve uma doença ou sofreu um acidente que o deixou impossibilitado de exercer sua profissão e é afastado de suas funções, é obrigação da empresa cobrir seu afastamento do trabalho durante o período de até 15 dias, pagando normalmente seu salário. No entanto, se houver necessidade de se ausentar por mais de 15 dias, essa obrigação é transferida para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sendo assim, o trabalhador recebera o auxílio-doença por 15 dias pela empresa e a partir do 16 dia pelo INSS, sendo necessário ser submetido à perícia médica do INSS. A perícia deve ser marcada entre 16º e o 30º dia de afastamento, pelo empregador ou pelo próprio trabalhador, sendo feito online pelo sistema do INSS, no aplicativo chamado de Meu INSS. Se você preferir, marcar por conta própria, basta avisar ao empregador e informar sobre a data da perícia assim que tiver agendada.

O perito do INSS poderá conceder ou negar o benefício requerido, ou seja, o auxílio-doença. Para saber mais, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular.