O Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região informa que foi concluída a votação das assembleias da Campanha Nacional, com resultados distintos entre os segmentos representados.
Na Caixa Econômica Federal, a proposta foi rejeitada por ampla maioria. Ao todo, 84,29% dos participantes votaram pela reprovação, 15,00% pela aprovação e 0,71% se abstiveram. Na votação sobre os próximos encaminhamentos, 57,14% defenderam a reabertura da mesa de negociação, 34,29% votaram pela greve a partir do dia 10 de setembro e 8,57% se abstiveram.
No Banco do Brasil, a proposta também foi rejeitada pela maioria da categoria. Foram 75% de votos pela reprovação, 24,19% pela aprovação e 0,81% de abstenção. Sobre os encaminhamentos, 59,68% votaram pela reabertura da mesa de negociação, enquanto 32,26% defenderam a greve a partir de 10 de setembro e 8,06% se abstiveram.
Já na Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancos Privados, a proposta foi aprovada por 70,10% dos votantes. Outros 27,84% votaram pela reprovação e 2,06% se abstiveram.
No Banrisul, a proposta recebeu 55,56% de aprovação, 33,33% de reprovação e 11,11% de abstenção.
Os resultados demonstram a participação da categoria nas decisões da Campanha Nacional e reforçam a importância da organização coletiva para a defesa dos direitos, da valorização profissional e de melhores condições de trabalho.
O Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região seguirá acompanhando os desdobramentos das negociações e orientando os trabalhadores e trabalhadoras sobre os próximos passos.
Na próxima terça-feira, dia 08 de setembro, estaremos dando novas orientações à categoria.
A participação e a unidade dos bancários e bancárias continuam sendo fundamentais para fortalecer a luta e garantir avanços nas negociações.