Opinião: Um pedido de Natal
2021 não deixará saudades. Vivemos o que não queríamos viver. Iniciou sem réveillon e terminará sem festas públicas da “virada”. Muita gente torce para que acabe logo, se vire a página e se comece uma nova história. Mas magnificamente a vida, essa maravilhosa dádiva, não é assim. O passe de mágica só existe para nos iludir. É verdade que milagres existem. Eles estão ancorados na fé de um coração aberto e verdadeiro, e num ego que esquece de si mesmo para se dobrar a uma força transcendente. Onde impera a mentira, a enganação toma conta, o milagre não acontece e as mudanças são sempre para pior. Vide o Brasil em que vivemos hoje.
Se é verdade que este foi um ano difícil, também é verdadeiro que a nossa força interior foi gigante, pois apesar de tudo continuamos aqui. E não estamos aqui ao léu, ao acaso. Estamos aqui para fazer a história mudar de rumo. A nossa história pessoal talvez não, mas com certeza a história desse país. Apesar do governo, da pandemia, de todas as crises e notícias tristes desse ano, não se abateram os nossos sonhos.
A filosofia nos ensina que tudo começa no pensamento/sonho para depois ganhar materialidade. O reconhecimento dessa força está entranhado em nossa cultura. O cancioneiro popular nos diz que “os sonhos são meus, ninguém rouba e nem tira /melhor sonhar na verdade que amar na mentira”. Uma outra canção nos convida a sonharmos coletivamente, pois “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”. E há o samba que alegremente nos lembra da força da esperança porque “apesar de você amanhã há de ser outro dia”.
Nutrindo-nos dos sonhos, nos mantendo atentos e desviando-nos das mentiras, vamos construir um 2022 diferente. Sim, ele está nascendo, ele não vem pronto. A história é a gente quem faz.
E reconhecendo a Luz do Natal, pedimos por todos os bancários e bancárias:
Que a força dos sonhos sempre te acompanhe, que o dom do discernimento te guie, que tenhas serenidade para ouvir e coragem para lutar! E que cada dia seja vivido como um novo dia!
Feliz 2022!
Mensagem de Edegar da Cunha Generoso, bancário aposentado e ex-presidente do Sindicato.